segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

        O processo de desenvolvimento da tecnologia, que a sociedade vem sofrendo nas últimas décadas, têm forte influência científica trazendo para a humanidade uma visão do mundo através da máquina. Segundo a Dr. Marilda Aparecida essa explicação científica se iniciou com as preposições de Copérnico e Galileu defendendo sua descrição matemática e foi acentuada pelas contribuições de Descartes e Newton baseando-se nos pressupostos da matemática e da física. No século XVIII e XIV se caracterizou pelas visões científicas Newton-carteziana, questionada em todo século XX envolvendo pesquisas de diversas aréas do conhecimento. 
        Com a revolução industrial veio a revolução tecnológica, beneficiando a humanidade, facilitando o trabalho em diversas aréas provocada pelas redes informatizadas permitindo o acesso rápido de informações e comunicações em todos os meios: sociais, industriais e educacional.
          A educação manteve um forte pensamento conservador demorando a absorver as mudanças geradas pela tecnologia. Nas últimas décadas, nas exigências de invertigação do conhecimento, as redes informatizadas possibilitaram parcerias expandindo diversas fontes de pesquisas e trabalho em conjunto.
          Neste contexto o desafio da educação é o trabalho para a formação de cidadãos e preparação para ultilização desses meios tecnológicos levando em consideração a problemática que o aluno irá enfrentar; para isso o professor precisa ser inovador e abrir caminhos para a formação e o conhecimento de seus alunos.
          Um grande exemplo de professor inovador, e escola tecnologicamente evoluida, é  escola exibida na reportagem do fantástico neste último domindo, dia 16/10, onde o professor Jordenes Silva, está tranformando a vida de milhares de alunos e támbem de moradores do bairro Arapoanga em planaltina DF. A escola onde existia um alto índice de criminalidade, hoje tem a pespectiva alcançada que MEC istipulou para 2014.O bairro conhecido como um dos mais violento de Planaltina, onde a escola era usada para ter ascesso a crianças e adolecentes, hoje está se transformando pelo exemplo de escola que tem O professor implantou a tecnolia na escola, a primeira no Brasil a ter aulas com tela interativa, fazendo cair para 35% a evasão escolar."É muito melhor, porque a gente tira parte do conteúdo maçante que a gente só aprende no quadro branco, "opina Gualter Silva, de 13 anos aluno da escola.
        Professores e alunos podem comunicar-se e tirar dúvidas através de emails e postar seu fascínio através do blog que tem mas de 60 mil ascesso. 
    
  

Um comentário:

  1. caros colegas, se vçs não assistiram a reportagem exibida ontém no fantástico entre no site g1.com.br/fantastico.É muito interessante bjsss....

    ResponderExcluir